sexta-feira, 10 de junho de 2011

Convites: pequenos detalhes que fazem diferença


Uma das primeiras impressões que qualquer convidado terá sobre um casamento não é na entrada da igreja, ou a primeira entrada do cerimonial, como a gente geralmente pensa. A primeira idéia que alguém pode ter de como será o tom do casamento vem no convite de casamento.

Portanto, a escolha do convite vai significar muito e premeditar o tom da cerimônia. Para isso existe um leque gigantesco de escolhas nessa área: formas, cores, tipografia, etc.

Nós aqui da terra do verde e amarelo não temos muito costume de inovar demais nos convites. As noivas preferem os convites mais classicões, branquinhos e de formato envelope. Eles continuam lindos e super chiques, mas há algumas maneiras de inovar de pouquinho a pouquinho e deixar o convite diferente e com mais cara dos noivos.

Formatos

O tipo de formato do convite depende da noiva. Não há muitas amarras ou convenções para escolher: você pode fazer um casamento a céu aberto, na praia ou no campo, e escolher um convite clássico de envelope, ou pode fazer uma cerimônia simples em um cerimonial e escolher um convite super diferente, de formato de caixinha ou bem retangular.

A noiva pode, inclusive, criar um convite diferente, se ela achar que nenhum dos que ela viu atenda a necessidade. É sempre legal discutir essas idéias com a empresa ou pessoa que fará seu convite, pois eles podem ter algumas dicas de papel e acabamentos para aprimorar o trabalho.

Os principais formatos são os de envelope:


 E os em formato bem retangular, compridinho:


 Como hoje em dia a criatividade rola solta, há muitos outros formatos diferentes e super bonitos para convites, como as caixinhas:



 E os convites amarradinhos sanfonados:



 Cores e estampas

Nem todo mundo gosta muito de colocar cores nos convites de casamento, mas às vezes um detalhe colorido já faz uma maior diferença e da outro astral. A cor pode ser a mesma cor tema do casamento, ou pode ter a ver com o local que o casório será realizado. Por exemplo, se o casamento for  na praia, a fita pode ser azul cor do mar ou amarela cor de sol.


 Outro jeito que está aparecendo cada vez mais nos convites mais clássicos para dar aquela quebrada de seriedade são as estampas e cores na parte de dentro do convite; uma surpresa feliz e colorida!



 Outras maneiras de ousar sem chamar muita atenção é colorir ou estampar o próprio envelope. As cores e estampas seguem também o tom do casamento: o preto, por exemplo, da um “quê” de sério e chique, e a estampa, se bem aplicada, dá leveza e tira o convite do lugar comum, como esse listrado aqui:

E também usar tipos diferentes de fitas. Nós quase não nos lembramos dela, sempre preferimos as mais discretinhas, brancas com detalhes dourado/prata, mas uma fita estampada em um convite todo branco pode fazer uma diferença enorme e super mudar o visual!


 Essas são maneiras de, nos pequenos detalhes, mudar um pouco o visual do convite de casamento e deixá-lo mais com a cara dos noivos.