sexta-feira, 10 de junho de 2011

Casar na praia ... interessante!!!

Fala sério, quem nunca sonhou em ter um daqueles casamentos na praia, bem de filme? Um casamento na praia tem que ser, antes de tudo, diferente! Ele foge da tradicional cerimônia, então há muitas possibilidades de inovar e ser criativa com todos os pedacinhos que der, nos mínimos detalhes.

Não é impossível assim ter um casamento perfeitinho na praia, mas tem algumas coisinhas que precisam ser olhadas com cuidado!

Há duas maneiras de se ter um casamento em beira de praia: você pode escolher na praia mesmo, com areia nos pés, ou em um hotel a beira-mar que dê para escutar o barulhinho das ondas.

No caso de optar por um hotel ou resort, a maior parte da infra-estrutura já está pronta. Com certeza dará um pouco menos de trabalho em organizar um casamento num hotel, sem perder o charme do mar pertinho. E melhor: há a possibilidade de negociar com a rede hoteleira e conseguir descontos para hospedar os convidados e os noivos pertinho da festa.

Mas para quem quer um casamento na praia mesmo, saiba desde o início que há muitos detalhezinhos para fazer com que a festa saia realmente como planejada. Você tem que lembrar que em uma praia não há estrutura nenhuma, tudo terá que ser providenciado. Mas calma, vamos por partes.

Estrutura

Antes de tudo, escolha a praia com antecedência. Visite, verifique se venta demais, se é perto de algum lugar que possa hospedar os convidados e se há lugar para estacionar os carros. Toda praia é pública, então por mais isolada que ela possa ser, vá à Prefeitura da cidade e veja se há a necessidade de autorização para fazer o evento.

Vamos lá, casar na praia tem que ser de dia, gente. Nada impede a noiva de querer fazer o casamento a noite, mas praia tem tudo a ver com o sol, dia e céu azul. Lembre-se que o sol demais também é exagero. Escolha horários mais amenos, como no fim da tarde, e a festa pode ir noite adentro.

Mesmo que você queira casar com os pés na areia, o ideal é cobrir o local onde será a festa com um tablado para dar sustentação às coisas do casamento, como as mesas, as cadeiras, a pista de dança. Não da pra imaginar um monte de mesa torta afundando na areia, né? Além de cobrir a areia, tenha em mente que pode chover, por mais calor e verão que possa estar no momento. O ideal é calcular uma cobertura (por exemplo, tendas) que caiba todos os convidados.


 Outro detalhe muito importante são os banheiros. Se não tiver alguma instalação por perto, uma solução fácil é o banheiro químico. Tudo bem que não é a opção mais charmosa, mas da para disfarçar a feiúra do banheiro químico tentando tapar os fundos, por exemplo. De acordo com a decoração do seu casamento, da para tapar com tábuas de madeiras, tecidos e até fazer uma recepçãozinha, como nos banheiros de cerimoniais.

E agora, o que vestir?

Casamento na praia pede coisas mais leves. Independente se for fazer na praia ou em um hotel na beira do mar, os trajes pedem mais leveza para combinar com o ambiente descontraído que é a praia. O vestido da noiva não precisa ser longo. Na verdade, o ideal é que seja um longuete, ou até na altura dos joelhos, para que não fique arrastando a barra na areia. Nada de pedras e brilhos, mesmo que o casamento dure até a noite. Escolha adornos leves e coloridos. Substituir o véu por adereços de flores naturais é um exemplo de como suavizar o figurino da noiva. E é claro: salto alto jamais! Praia não tem nada a ver com salto. A noiva pode ficar descalça ou usar rasteirinhas trabalhadas especiais para casamentos. Para o noivo, a ocasião também pede uma descontraída. Uma bata com calças de algodão com barras dobradinhas da um charme danado.



 Os convidados também seguem um padrão mais leve e descontraído, fugindo um pouco das cores escuras e pesadas. Para que não ocorra nenhum imprevisto, deixe claro no convite o traje que deseja para a festa – muita gente pode ficar em dúvida. Uma dica é dar aos convidados algum tema, como o floral, para que não apareçam convidados muito arrumados ou casuais demais. A regra do “nada de salto alto” também vale para os convidados.

Decoração, bebidas e comidas

Como você pode imaginar, a decoração ideal para um casamento na praia envolve cores e texturas. As cores não precisam ser ao extremo, mas nos detalhes. As texturas, como o linho, a fibra natural de bambu e palha, também ajudam a tornar o ambiente com mais cara de praia. As flores também são sempre bem vindas, tanto as coloridas como as brancas. Em um casamento que começa 17h, pode ter certeza que a festa se estenderá pela noite. Lembre da iluminação; velas e tochas dão um toque de luau super charmoso. 



 Abuse de sua criatividade, invente novas possibilidades para decorar o que vai ser a sua
festa! Uma idéia super original de decoração é utilizar frutas pelas mesas. Além de dar uma cara de tropical – que super combina com praia -, também pode ser servido para os convidados! Refrescante e saudável, além de muito bonito.

Falando em frutas, tudo o que será servido também gira em torno da praia. Para as bebidas, use e abuse dos coquetéis coloridos, guarda-chuvinhas e sucos de frutas. Nada mais praiano também do que uma água de coco, que pode ser servida pura ou no preparo de sucos. É claro que os alcoólicos tradicionais não saem do cardápio. Na hora do Buffet, pense em pratos leves como peixes e mariscos. Mas lembre que sempre há pessoas com alergias, ou vegetarianas, ou que não gostam muito de peixes e mariscos, então não se esqueça de oferecer outras opções também.

 Outras dicas

Uma ótima idéia para lembrança de casamento são os chinelos personalizados! Esse brinde já tem ficado bem famoso nas festas de casamento em cerimoniais, mas aqui essa lembrança encaixa perfeitamente com o tema da festa. Aliás, outra maneira criativa de usar os chinelos é mandando-os com o convite, que podem ser usados inclusive na cerimônia.

Aproveite o momento. Lembre-se que a festa de casamento é sua. Não se preocupe com o que os outros vão achar, afinal, é você quem está casando!